Acordeon

09-12-2021

Também conhecido como acordeão ou sanfona este instrumento, tem suas origens na China iniciadas por um outro instrumento denominado “CHENG” há 2700 anos a.c.

O Acordeon no Brasil

O primeiro acordeon que chegou ao Brasil era chamado de concertina (acordeão cromático de botão com 120 baixos). O acordeon tornou-se popular principalmente no nordeste, centro–oeste e sul do Brasil. Os primeiros gêneros (fado, valsa, polca, bugiu, caijun etc.) retratavam o folclore dos imigrantes portugueses, alemães, italianos, franceses e espanóis.

Porém, no Nordeste, desde o início do século XX, mais precisamente com a construção da malha ferroviária brasileira pelos ingleses, deu-se início a um novo ritmo, o forró, característico do nordeste brasileiro, no qual um dos principais instrumentos musicais é o acordeão.

No Rio Grande do Sul, o acordeão é mais conhecido como gaita, e a gaita ponto (acordeão diatônico) também é conhecido como gaita-botoneira, gaita de botão ou simplesmente botoneira. No sul, especialmente no Rio Grande do Sul, devido ao fato de sua música tradicionalista ter a gaita como majestade e rainha dos bailes, o instrumento ficou muito conhecido. Logo grandes acordeonistas surgiram, acordeonistas estes que também foram precursores da música gaúcha a partir do final da decada de 1930 e inicio da decada de 40, tais como Pedro Raimundo, Tio Bilia, Tio Pinheiro, Reduzino Malaquias, Honeide Bertussi e Adelar Bertussi, Albino Manique, Edson Dutra, Luiz Carlos Borges, Porca Véia, Dedé Cunha, Renato Borghetti dentre tantos outros.

Fonte: http://recantodasgaitas.blogspot.com/2000/07/a-origem-do-acordeon.html