Instrumentos


Bandonéon

29-12-2021

O bandoneón é um instrumento musical de palhetas livres, semelhante a uma concertina, utilizado principalmente na região do Rio da Prata, Uruguai e Argentina. O executante do bandoneón é chamado de bandoneonista.


Serrote

10-12-2021

A origem exata do serrote musical, também conhecido com serrote cantor, é desconhecida. Mas no século 18, os serrotes eram considerados as ferramentas manuais mais complexas para fabricar.


Gaita de Boca

10-12-2021

O princípio de palhetas livres, conceito básico de uma gaita de boca, é uma arte milenar. Mais precisamente há 5.000 anos. Isso mesmo a Gaita de Boca era um antigo instrumento chinês, o sheng.


Pandeiro

10-12-2021

O pandeiro é um instrumento bem antigo e que têm grande influência na música e nas festividades ao redor do mundo. E, é claro, o Brasil também faz parte destes povos que adotaram o pandeiro como um dos principais instrumentos nos estilos musicais característicos da nossa cultura.


Rabeca

10-12-2021

Rabeca é um instrumento musical de origem árabe, precursor do violino, de feitura popular, que soa por fricção, tocado com um arco, e possui, originalmente, o corpo em forma de pêra onde são colocadas três ou quatro cordas.


Viola

09-12-2021

Viola caipira, também conhecida como viola sertaneja, viola cabocla e viola brasileira, é um instrumento musical de cordas. Com suas variações, é popular principalmente no interior do Brasil, sendo um dos símbolos da música popular brasileira.


Acordeon

09-12-2021

Também conhecido como acordeão ou sanfona este instrumento, tem suas origens na China iniciadas por um outro instrumento denominado “CHENG” há 2700 anos a.c.