Polca

Música Regional Gaúcha

Sabemos que para o Rio Grande do sul, vieram imigrantes Alemães, trazendo em suas bagagens Valsas, polcas e Schotish ( xote), que, com a mescla das culturas locais adquiriram características regionais.

Polca

Segundo Paixão Côrtes e Barbosa Lessa, na obra Danças e Andanças da Tradição Gaúcha, a polca foi uma dança muito viva e muito alegre, semelhante aos giros rápidos da Valsa. A polca apresentou variações em sua denominação e execução, tais como: Arrasta-pé, Gasta Sola ou Serrote, quando os passos de marcha eram realizados ao som de uma polca, um passo para cada tempo musical.

Devido as diferentes características regionais o gaúcho adaptou à polca algumas brincadeiras de salão, como a polca de relação (meia canha). Nos dias atuais, encontramos pares realizando, ao som de uma polca, tanto passos de marcha quanto passos de polca. Ritmo binário 2/4: O par, enlaçado como na valsa, realiza passos de polca geralmente saltitados devido à rapidez da melodia, ou ainda através de passos de marcha arrastados. 

A polca da relação era dançada nos famosos Bailes de Campanha, também conhecido como Baile de Rancho. A polca era como um divertimento para os moradores da campanha já que estes encontravam-se distantes do povo (cidade). Esta dança era executada em pares, como na valsa, porém tinha um grande diferencial. Ao final dança os pares, um de cada vez, deslocavam-se até o centro onde diziam alguns versos um para o outro.

Fonte: https://depositosociale.blogspot.com/2013/08/cultura-gaucha-polca-de-relacao.html