Serrote
Música Regional Gaúcha
A origem exata do serrote musical, também conhecido com serrote cantor, é desconhecida. Mas no século 18, os serrotes eram considerados as ferramentas manuais mais complexas para fabricar.
Um equilíbrio perfeito entre dureza, rigidez, flexibilidade e suavidade deve ser mantida para que uma serra funcione com segurança. Durante este tempo, um serrote, se não apenas por acidente, deve ter sido atingido ou uma lâmina pode ter sido friccionada, produzindo um som característico que lembra muito o theremin. Isso poderia naturalmente ter levado a mais exploração.
É necessário um serrote especial? Praticamente qualquer versão da ferramenta de corte familiar serve, mas quanto mais longa a lâmina, mais notas ela terá, mas também será mais difícil de tocar. Os especialista recomendam começar com um serrote de carpinteiro padrão de 26 polegadas (66 centímetros), que tem cerca de uma oitava e meia para trabalhar.
Para quem já tem domínio das notas musicais não é difícil aprender a tocar um serrote cantor. Para descobrir a escala musical, basta bater um martelo na borda plana da lâmina para aprender onde estão as notas. Então é possível tocar com qualquer arco usado com instrumentos de corda.
AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.