Tio Bilia
Música Regional Gaúcha
A mais de cem anos, no dia 05 de agosto de 1906, em serra de cima, hoje municipio de Entre-Ijuis / RS nasceu Antônio Soares de Oliveira - O Tio Bilia.
Desde menino teve vocação pela musica. Autodidata, consagrou-se como um dos melhores compositores e interpretes da musica regionalista criola. Sua 8 Baixos traduzia o estilo guapo da região missioneira, e teve como principais incentivadores o Major Maximiano Bogo e Os Irmãos Bertussi.
Apesar de ter se tornado famoso só na década de 1950, Tio Bilia já animava os bailes do interior há muito tempo. Tio Bilia começou a tocar aos 10 anos, no interior de Entre-Ijuís, onde aprendeu a dedilhar o instrumento sozinho, ouvindo outros gaiteiros. Aos 12 anos comprou sua gaita primeira gaita de botão, e, influenciado por Nego Marcolino, seguiu no aprendizado do instrumento. Alegrou seu primeiro baile aos 14 anos de idade tocando suas musicas e ganhou 5 mil réis, recorda a viúva, Donatilla, 93 anos. Para ela, o músico compôs 18 de Outubro, data do aniversário da mulher.
Pouco mais tarde, no período compreendido entre os anos de 1924 e 1927, integrou a Brigada Provisória, com atuação na Guarnição de São Miguel das Missões, tendo participação em diversos combates contra as forças revolucionárias de Luiz Carlos Prestes.
Mas foi bem mais tarde, na década de 60, com o apoio dos Irmãos Bertussi, que Tio Bilia veio a gravar o seu primeiro LP, produzido em parceria com Virgílio Pinheiro, intitulado Baile Gaúcho. Outros cinco discos com o mesmo título, somados a outros quatro com o título Encontro de Gerações, em parceria com o filho Arnóbio; e outros três, com o filho e netos.
O cotidiano servia de inspiração a Tio Bilia. A música O CASÓRIO DO BATISTA surgiu de um casamento de duas irmãs com dois irmãos. Já O SURUNGO DO QUINTINO, da briga em um baile. Gravou seu primeiro LP, o Baile Gaúcho, com Virgilio Pinheiro e seu conjunto em 1968. Foi um marco de autenticidade musical do legitimo baile tradicional gaucho, com melodias criolas conservadas pelos próprios executantes, caracteristica esta que preservou em toda sua obra.
Discografia de Tio Bilia
Até os 85 anos, quando faleceu em 19 de agosto de 1991, Tio Bilia gravou 111 músicas. Até hoje elas servem de referência aos que ensaiam os primeiros sons na gaita de botão. O vanerão Missioneiro é o preferido dos iniciantes.
Memorial em Homenagem ao Tio Bilia
No Bairro Pippi em Santo Angêlo foi erguida uma estatua em sua homenagem.
Fonte: http://recantodasgaitas.blogspot.com/p/tio-bilia-e-os-bilias.html
AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.